segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Gravitação Universal

As Leis de Kepler

A observação de corpos celestes é um fato que, de acordo com registros, vem de milhares de anos. Vários povos desde a Antigüidade observavam os corpos e desde então falavam de fenômenos astronômicos, trabalhavam a cultura da lavoura ou até colocavam os seus deuses no céu e atribuíam a eles as manifestações divinas. O estudo dos astros teve início com os gregos antigos. Foram eles os primeiros a tentarem explicar o movimento dos corpos celestes. O mais importante deles foi Cláudio Ptolomeu que propôs o sistema planetário geocêntrico (Terra como centro do universo). Segundo esse sistema, a Terra é o centro de todo o Universo. O Sol e a Lua descreviam órbitas circulares ao redor da Terra. Quanto aos outros planetas, cada um deles descreveria órbitas circulares em torno de um centro que por sua vez descreveriam órbitas circulares ao redor da Terra.
O sistema geocêntrico prevaleceu por muitos anos, somente séculos mais tarde é que foram feitas contestações e levantadas novas hipóteses sobre o movimento dos corpos celestes e todo o universo. Nicolau Copérnico, em seus estudos, propôs o Sol como centro do Universo, heliocentrismo, segundo o qual os planetas, então conhecidos na época, descreveriam órbitas circulares ao redor do Sol.

Esse sistema permaneceu durante um bom tempo, até que anos mais tarde Johannes Kepler, discípulo de Tycho Brahe, determinou as leis do Universo assim como as conhecemos hoje. Kepler herdou de seu mestre todas as suas anotações e com seus estudos determinou três leis:

Lei das Órbitas
Lei das Áreas
Lei dos Períodos

TEORIA DE BIG BANG

Essa teoria propõe que toda matéria e energia existente hoje estiveram no principio compactadas numa região infinitamente pequena e, num dado instante, há cerca de 15 bilhões de anos, uma violenta explosão originou o universo. Embora tenha sido proposta pela primeira vez nos anos 20 do século xx, somente nos anos 40 assumiu os contornos atuais.
Há fortes indícios de que é a que mais se aproxima da verdadeira explicação para origem do universo. Um deles é o fato de que o universo está em expansão, isto é, Todos os seus elementos afastam-se uns dos outros, como de fato aconteceria se tivessem se originado de uma expansão primordial. Outra evidência muito forte é a chamada radiação cósmica de fundo, que seria uma espécie de rastro deixado pela explosão inicial.
Apesar de ter sido questionada, a hipótese do Big Bang nunca foi abalada a ponto de ser substituida. Pelo contrário, novas evidências tem continuamente se somado no sentido de comprovar sua veracidade.

Os buracos Negros.

Para entendê-los,ou melhor ,para saber por que eles existem ,há necessidade de algumas informações a respeito de seu surgimento.
Por paradoxal que possa parecer,o buraco negro nasce quando uma estrela gigante morre.na verdade ,o processo que descrevemos a seguir é apenas uma das possiveis evoluções de uma estrela.

A formação do sistema solar

O planeta em que vivemos e mais oito outros planetas fazem parte do chamado sistema solar. Como uma infinidade de estrelas no Universo, nossa estrela, o sol, movimenta-se no espaço acompanhada por uma série de planetas.


BIBLIOGRAFIA
http://www.brasilescola.com/fisica/gravitacao-universal.htm
Livro: Física Ciência e Tecnologia
Paulo Cesar M. Penteado
Carlos Magno A. Torres
Editora moderna
Vol.1


Alunos: Elder/ Ricardo
Série: 1mº3

Nenhum comentário:

Postar um comentário