segunda-feira, 30 de novembro de 2009

gravitação universal

O nosso conhecimento sobre o Universo aumentou significativamente no último seculo.As novas tecnologias,os modernos dispositivos para observação,a rápida evolução dos recursos da imformática permitiram que adquirissemos,nos ultimos anos,um numero muito grande dos segredos que envolviam o imenso universo em que vivemos. Ainda a muito para descobrir,para conhecer,mas,de qualquer modo,com o que ja sabemos,nossa visão do mundo e bem diferente da de nossos antepassados.E certamente muitas suprersas ainda nos esperam e o mundo
de nossos netos sera bem diferente deste em que vivemos,esperemos que melhor.
Vamos de inicio apresentar um panorama de como se apresenta o conhecimento do universo nos dias de hoje para, a seguir,aconpanhar a 'viagem' do homem no decorre do seculos,visando desvendar os segredos que cercamos fenomenos da Natureza.

A TRAJETORIA DE UMA TEORIA
Em 1927,o padre e astônomos belga George Lemaitre publicou um artigo que esplorava o que aconteceria as equações da gravidade,de Alberti Einstein,sue universo estivesse expansão. Na epoca,a maioria dos cientista,e ate mesmo Einstein imaginava o univerço como algo estatico. Ma o matematico Russo Alexander Friedmam ja elabora, alguns anos antes, a tese de que a tese de que a expansão era o quadro mais proavel.
Reunindo ideias de Einstein e de friedmam, lemaitre chegou a uma conclusão fascinante, e de que,um dia, toda a materia do universo estivera num so lugar, aprisionada num " átomo primordial" de massa impensavel.
A maioria dos pesquisadores riu das ideias de Lemaitre, em parte porque temiam que essa teoria fosse uma tentativa de dar credito a versão teológica do momento da da criação.
Dois anos depois, Edwin Hubble, em cuja omenagem foi batizado o telescopio especial, anunciou umas das grandes descobertas da astronomia. A luz da galaxias distantes apresentar um desviu para o vermelho em termos de comprimento de onda. Quanto mais distante a fonte da luz, maior seu desvio para o vermelho. Isso significa que as gaxias não são fixas como gloriosos candelebros, mas distamciam-se umas das outras.
Hubble tinha descoberto exatamente o que previam as teses de Friedmam e lemaitre. O movimento das galaxias sugere que, em determinado momento, toda materia estava concentrada no mesmo lugar e, em seguida, se expandiu. Parece que o universo começou mesmo com uma explosão.



BIBLIOGRAFIA

Retirado do livro:Fisica ciência e tecnologia
Paulo Cesar M. Penteado
Carlos Magno A. Torres



alunos:André e Bruno da Silva





,

Nenhum comentário:

Postar um comentário