segunda-feira, 30 de novembro de 2009

lei da gravitaçao universal

A Gravitação universal é a força de atração que age entre todos os objetos por causa da sua massa, isto é, a quantidade de matéria de que são constituídos. A gravitação mantém o universo unido. Por exemplo, ela mantém juntos os gases quentes no sol e faz os planetas permanecerem em suas órbitas.
A gravidade da Lua causa as marés oceânicas na terra. Por causa da gravitação, os objetos sobre a terra são atraídos em sua direção. A atração física que um planeta exerce sobre os objetos próximos é denominada força da gravidade.
início do sec.xxi.o nosso conhecimento sobre o universo aumentou significativamente no ùltimo século.as novas tecnologias,os modernos dispositivos para observasão,a rápida evolução dos recursos da informática permitiram que adquiríssemos, nos últimos anos,um numero muito grande de informações que esclareçeram muitos dos segredos que envolviam o imenso universo em que vivemos.ainda há muito pra descobrir,para conheçer,mas,de qualquer modo,com o que jà sabemos,nossa visão de mundo é bem diferente da de nossos antepassados.e certamente muitas surpresas ainda nos esperam eo mundo de nossos netos será bem diferente deste em que vivemos,esperamos que melhor.
A Lei da Gravitação Universal.

A lei da Gravitação foi proposta por Sir Isaac Newtom, cientista inglês famoso por seus estudos e contribuições na Física e na Matemática, além de também ser alquimista e astrônomo. Autor de célebres livros como o Philosophiae Naturalis Principia Mathematica no qual ele descreve a Lei da Gravitação Universal e As Leis de Newton.

Diz a história que Newton estava sob uma macieira quando dela caiu uma maçã sobre a sua cabeça. Não sabemos se isso realmente é verdade ou não, o que é muito importante é que isso fez com que se explorassem mais os mistérios do universo e a Gravitação Universal.
A TEORIA DO BIG BANG
essa teoria propoe que toda a matéria e energia existentes hoje estiveram no principio compactadas numa região infinitamente pequena e,num dado instante,hà cerca de 15 bilhões de anos,uma violenta esplosão originou o universo.embora tenha sido proposta pela primeira vez nos anos 20 do sèculo xx,somente nos anos 40 assumiu os contornos atuais,reformulada que foi por george gamow(1904-1968),físico russo radicado nos estados unidos.
há fortes indicios de que é a que mais se aproxima da verdadeira explicação para a origem do universo.um deles è o fato de que o universo está em expansão,isto,é,todos os seus elementos afastam-se uns dos outros,como de fato aconteceria se tivessen se originado de uma mesma exploração primordial.outra evidência muito forte è a chamada RADIAÇÃO CÓSMICA DE FUNDO,que seria uma espécie de rastro deixado pela explosão inicial.

nome=érick santos tezoline n=13 série 1m03
bibliografia=esse trabalho foi retirado do livro de física ciência e tecnologia de paulo cesar m. penteado e carlos magno a. torres e do site http://pt.wikipedia.org/wiki/Lei_da_gravita%C3%A7%C3%A3o_universal

Nenhum comentário:

Postar um comentário